21 abril 2015

Resenha: Mentirosos


A resenha de hoje é de um dos livros que eu queria MUITO ler, Mentirosos, de E. Lockhart. Vi muita gente criticando, vi muita gente falando bem do livro e a curiosidade só aumentava. Até que uma alma boa chamada Milena me emprestou o livro e cá estou eu contando tudo (ou quase) pra vocês.





Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. 
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.


O livro é narrado por Cadence, uma menina de quase 18 anos que tem uma família rica e perfeita. Todo verão ela passa na ilha particular de sua família, e lá ela encontra seus primos Johnny e Mirren, e seu amigo Gat. Tudo era normal (na visão da família, as coisas eram normais), até que no verão dos quinze Cadence sofre um acidente grave. Com os exames feitos, descobre que tem um problema no cérebro. Ela fica dois anos sem voltar pra ilha, com dores muito fortes, tão fortes que quase não consegue se levantar da cama. Ela também não lembra do que realmente aconteceu. Quando Cadence volta para a ilha, tudo está diferente, e ninguém quer falar como foi o acidente, então ela tem que lembrar das coisas sozinha, e aos poucos ela lembra.

  
Sabe aquele tipo de livro que te surpreende de tal forma, que você acha que ficou louco? Mentirosos é assim. O jeito que a história é narrada é tão inteligente que você não suspeita de nada do final. E quando eu digo nada, é NADA mesmo. 

Vi muita gente falando que o livro era arrastado, que era cansativo e dava preguiça de terminar. Realmente, o começo é meio entediante, mas, quando Cadence "perde" a memoria, você quer saber tudo o que aconteceu, quer descobrir tudo junto com ela. E a cada capítulo você fica ainda mais curioso.

O livro é dividido em 5 partes, e a ultima parte já começa com uma bomba. É tão imprevisível que você fica confuso. E é aí que a história toda começa a fazer sentido. Não vou dar spoiler do final da história, ou de umas coisas que a personagem vai lembrando, porque perde toda a magia do livro. 

E uma dica, se você quiser ler esse livro, NÃO LEIA NENHUM SPOILER! Se achar uma resenha avisando que tem partes da história não leia. O legal mesmo é chegar no final e se surpreender. Não deixe ninguém te contar nada mesmo.

Esse com certeza é um dos livros mais surpreendentes que eu já li. Realmente valeu a pena, do começo ao fim. Não entrou pra minha lista de favoritos, mas é um livro muito bom e eu recomendo muito.

Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 271
Classificação: 4/5

Você já leram Mentirosos? Conta aqui nos comentários!
Até o próximo post!








Image Map

2 comentários:

  1. Muito boa a resenha Gui! Eu sabia que você ia amar esse livro <3 e é exatamente assim que nos sentimos quando terminamos de ler!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro realmente é muito bom, e o que eu mais gostei é que mesmo depois do fim, ainda tem algumas questões que me intrigaram e não foram respondidas - o que deixou melhor ainda, pois mude imaginar do jeito que quis.

    ResponderExcluir