11 fevereiro 2015

Resenha: Insurgente

desculpem a falta de qualidade :/

Começar pelo segundo livro é meio complicado, né? Mas escolhi começar por ele porque o falta pouco mais de um mês para o filme ser lançado!! (finalmente!!!)
Bom, primeiramente deixo aqui meu pedido de desculpa pelas tantas vezes que falei que odiava os livros, porque achava que era plágio de Jogos Vorazes (muita gente ainda pensa assim, uma pena). Mudei de ideia quando vi Divergente no cinema, e então fui ler o livro. Me apaixonei. Atualmente, metade do meu coração pertence a Jogos Vorazes, e a outra metade a Divergente. (muito obrigado Suzanne e Veronica!)

Como a maioria das resenhas, essa também tem spoiler. Se você ainda não leu o livro, ou quer esperar o filme, aconselho que pare por aqui. E se a curiosidade for grande, não me culpe, de um jeito ou de outro você iria descobrir o que eu vou escrever aqui!




Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida - enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

Muita coisa mudou desde que Tris e Quatro (prefiro Tobias) conseguiram acabar com o plano de Jeanine. Tris, Tobias, Caleb, Peter e Marcus foram para a Amizade, e, a partir de agora, tudo fica mais difícil. Eles estão sendo perseguidos pelos traidores da Audácia, e alem disso, Tris carrega a culpa de ter matado seu amigo Will. Ela não é mais a mesma menina corajosa de antes. Agora nem consegue encostar em uma arma. Mas ela tem a ajuda de Tobias, que está sempre ao seu lado. Nesse livro é nítido que eles se amam de verdade, e que um foi feito para o outro, principalmente da parte de Tobias, ele demonstra mais seus sentimentos por Tris. Apesar de algumas brigas dos dois, tudo acaba se resolvendo "bem". 

Eu estava com saudades de ler algum livro que me deixasse ansioso pro final. No começo eu achei meio cansativo, principalmente as partes que a Tris demonstra muita insegurança e trauma por ter matado Will. Mas as coisas não demoram para acontecer. Isso te prende e deixa com vontade de comer o livro. 



Uma das coisas que eu mais gostei na história foi a simulação do medo de Tris, quando ela está presa na Erudição. Fico imaginando como vai ser no filme ela lutando consigo mesma, Tori entrando na sala e matando Jeanine (esperei muito por isso), e depois o vídeo que era mantido em segredo sendo passado, com Edith Prior explicando tudo sobre as facções e como vai funcionar. Isso é no final do livro (desculpem por contar isso), e é a parte que estou mais ansioso para ver no filme.

Sagas podem ser bem cansativas (A Esperança é a prova disso), mas essa não é. Insurgente vale muito a pena, explica muitas coisas do primeiro livro, e ainda começa praticamente na parte que acaba o primeiro, isso não te deixa perdido. Se você que ainda não leu o livro e chegou até aqui, te dou um conselho: leia Insurgente logo depois que terminar Divergente, assim já está tudo "fresco" na sua memória. Não seja burro como eu. Li quase um ano depois que li o primeiro.


Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 511
Classificação: 4/5

E sobre o filme, ESTOU MUITO ANSIOSO! Vejam o trailer: 



É só isso pessoal, espero que tenham gostado da minha primeira resenha. Muitas outras estão por vir! Até o próximo post!







Image Map



Um comentário: